segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como germinar e plantar sementes de Tipuana

Página oficial do facebook

Umas das árvores que mais me chamam a atenção na região de São Paulo é a Tipuana. É uma árvore de grande porte com copa extensa, proporciona ótima sombra em todas as épocas do ano. O que mais me atrai nessa árvore é o tapete amarelo que elas criam na primavera. Elas produzem flores amarelas pequenas em grande quantidade, e quando caem deixam esse "efeito":














Não é preciso comprar essas sementes em lugar nenhum. Como essas árvores fazem parte de diversos projetos paisagísticos, é possível colher as sementes na primavera. Essas sementes eu colhi na USP pouco tempo depois da florada da tipuana:
Essas sementes são bem leves e saem voando facinho com o vento. Para auxiliar no processo de germinação recomendo cortar essa "asa", e deixar as sementes assim:

Agora coloque as sementes num potinho com água em temperatura ambiente. Deixe ali por  24h para que aconteça a quebra da dormência:

Depois basta plantar em terra vegetal normalmente. Essa semente começa a  brotar em poucos dias. As minhas demorar uns 5 dias mais ou menos. Certifique-se apenas de nunca deixar a terra secar completamente, molhe um pouco assim que perceber que está começando a secar. então logo logo aparece o brotinho:













Pouco tempo depois aparecem as primeiras folhinhas: 

A muda que eu tenho está em vaso, pois não tenho onde plantar. Ela tem um desenvolvimento muito rápido, em pouco tempo ela engrossou o caule:

















Se possível não plante elas em caçadas, perto de casas ou em áreas pavimentadas. Ela é ideal para parques e grandes áreas livres. As raízes são muito agressivas, podendo danificar construções, asfalto e tubulações subterrâneas. É importante lembrar que ela não tem galhos resistentes. Depois de adultas, os galhos podem se quebrar em tempestades, caindo em cima de carros, casas ou mesmo no meio da rua. 
Mas vale a pena plantar uma, principalmente pela beleza e sombra que a Tipuana proporciona nas estações quentes. eu tirei aquelas fotos das árvores adultas na USP. Pra quem gosta, aconselho a dar uma passada na Cidade Universitária para ver isso de perto. Vale a pena mesmo.

=D









7 comentários:

  1. Olá, td bem? Adorei o blog! Tb tenho um blog sobre sementes e plantas, dá uma passadinha lá...
    http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila...
    Tudo bem sim e vc?
    Muito obrigado, vou dar uma passadinho no seu blog sim =D

    ResponderExcluir
  3. Valeu mesmo, vou fazer umas mudas, valeu pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bom!!!!plantei e deu super certo!!!!!quero pedir permissão para pegar a primeira foto e publicar na minha página!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog e pela matéria da tipuana! Sempre que vou a sampa fico caçando sementes debaixo das tipuanas para trazer pra Niterói, mas não caso de ir na época das sementes. .. vc conhece algum site seguro onde eu possa comprar? abração

    ResponderExcluir