segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Como plantar tomates em garrafas

Na minha última postagem eu germinei sementes de tomate. Vocês podem conferir aqui:

Agora vou mostrar como peguei minhas mudinhas de tomate e plantei em garrafas. O que mais vi pela internet foram tomates plantados em garrafas pet de 2l. Eu plantei naqueles galões de 6 l.

Primeiro separe um galão. Não jogue fora a tampa!
























Depois corte o fundo dele. Tem uma linha na parte de baixo do galão, siga aquela linha e recorte:

Pegue essa tampinha do fundo e faça vários furinhos nela. Pra ficar mais fácil e rápido utilize uma furadeira com broca de madeira de 1,0mm. Esta parte vai ser seu "dispenser" de água
Feito isso, coloque a tampinha no fundo do galão com a boca virada para cima. Você precisa fazer três furos igualmente espaçados tanto na tampa como no galão. Estes furos vão servir para dar suporte ao seu galão.

Agora você pega um filtro de café de papel e abre ele desse jeito:




























Põe ele aberto na palma da sua mão. Pegue  um pouco de terra vegetal umedecida e coloque a mudinha do tomate dessa forma:

















A foto tá meio ruinzinha mas dá pra ver que tem uma mudinha fininha ali. Bom.. depois você pega esse papel enrola em volta do caule da mudinha, Enrole em forma de cone como se fosse um temaki. Assim:

Observe que a pontinha da muda tem que ficar para fora na ponta do cone. Pois bem... Agora pegue esse cone e coloque na boca do seu galão virado de cabeça para baixo desta forma:
 

Depois encha o galão com terra. Não precisa encher até a boca senão fica muito pesado. Encha até um pouco mais da metade. Já vai ter um bom espaço para as raízes.

Depois, pegue aquela tampa de fundo que você cortou e furou, coloque novamente no fundo do galão da mesma forma que antes. Naqueles furos igualmente espaçados você vai prender alguma coisa pra dar suporte ao galão. No meu caso eu usei correntes, dessas que você encontra em casas de jardinagem usadas para pendurar vasos em geral. O meu eu pendurei deste jeito:

Depois pegue a tampinha do galão e faça um furo nela. Mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real. O meu ficou bem torto.

Coloque um pouco mais de papel toalha, filtro de café, etc.. alguma coisa que ajude a filtrar a água e impeça de ficar caindo terra. E depois coloque a tampinha no galão.

Sempre que for regar é só jogar água no seu "dispenser":















Agora está pronto =D

Algumas recomendações: 
Como o sistema todo é meio pesado, eu usei uma bucha 10,0mm em uma viga de concreto para dar mais segurança. Mas cada um vê para si o melhor método de pendurar.

Eu fiz dois suportes. Em um eu plantei tomates normais e no outro tomatinho cereja. Quando as mudas estiverem mais desenvolvidas eu posto fotos. 






10 comentários:

  1. Gostei tai, vou testar o de cabeça pra baixo

    ResponderExcluir
  2. De cabeça para baixo!!! Nunca teria imaginado. Aguardo mais fotos.
    Plantei tomates cereja de sementes industrializadas e de germinação também, ambos em vasos. As plantas cresceram por volta de 50-60 cm, mas as folhas estão escassas, mirradas. Não sei o que fazer. Em uma das mudas cresceu um tomatinho, que se desenvolveu somente até ter uns 2 cm de diâmetro e ficou verde. Como não estava mais crescendo mas estava macio, retirei e tentei comer. "Tentei", pois estava horrível. Ou seja, tem algo de errado com a minha planta, talvez falta de nutrientes, pouco espaço, pouco sol, não sei. Se tiver uma luz, agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, tente plantar as sementes retiradas diretamente da fruta, pode dar certo =D

      Excluir
    2. ha alguns videos ou blogs, que dizem q após crescer os frutos precisar cortar o caule para incentivar o amadurecimento.

      Excluir
  3. Parabéns pelo post!
    Minha dúvida é ...
    Esta é a posição final da planta ? Parecido samambaia ?
    Fica assim até dar os frutos ?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? estou adorando os posts =D parabéns! Mas me tira uma dúvida tem como vc postar atualmente como está esse pé de tomate? e as outras plantas =) desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Parabéns pela iniciativa do plantio de forma não convencional. Muito interessante.
    Poderia postar fotos de como ficaram os tomateiros nos garrafões depois de um ano crescendo?
    Abr

    ResponderExcluir
  6. Incrível! Gostaria de ver as ftos atuais... Fico no aguardo da atualização <3

    ResponderExcluir